sexta-feira, setembro 19, 2008

Vermelinha (para Dani com carinho)


A Daniela me disse umas coisas que mexem ou mexeram -para não ficar enfático demais - com meus miolos. Nos conhecemos há mais de 4 anos? Embora nunca nos conhecemos, como quase todo mundo. Ela sempre descobre algo sobre mim. Ela literalmente descobre coisas que nem eu mesmo sabia sobre a minha pessoa, meu intrínsico eu. heh. Embora, eu também descubra muito sobre ela que, contudo, talvez não tenha o mesmo efeito.

Ontem, conversávamos sobre a educação e a psicologia. Conversa vai, conversa vem, enfim asim, enfim assado. Relacionei tudo o que ela me falou com o texto do Horkerheimer e do Adorno, pois não tenho a mesma experiência que ela em ambos os campos. O texto trata de uma crítica a ciência e da defesa do materialismo histórico e da dialética, o nome do dito cujo é Dialética do esclarecimento ou Conceito de Iluminismo.

Bom, as pessoas dizem ( inclusive os especialistas) que Adorno é pessimista. Outros mais especialistas falam que a alcunha, o rótulo ou a ofensa é devido a dialética negativa que permeia a maioria dos seus textos. Pensei em escrever aqui pra deixar anotado que se tivesse de ser um especialista e criticar a Dani diria que ela é either pessimistic or she applies the negative dialetics.
É isso Dani e obrigado por me fazer pensar.

Nenhum comentário: