sexta-feira, junho 17, 2011

Mirabismo e as leituras



eu sou como eu sou
vidente
e vivo tranqüilamente
todas as horas do fim.

TORQUATO NETO

Meu primeiro contato com Borges foi de uma maneira indireta, creio, lendo um de seus inúmeros herdeiros, Cortázar, acho aliás que sem Borges não existiria Cortázar.

Havia me encantado com Julio Cortázar em 2004, acho, a professora C. nos havia apresentado La continuidad de los parques e não preciso explicar porque devorei sua prosa depois disso. Ainda que nunca tenha lido Rayuela em espanhol me sinto um amante legitimo de Julio.

Entre contos e Axolotls descobri também o ensaísta.Foi num desses ensaios que encontrei Borges.

Também acho que foi por essa época que ouvi a anedota de que Borges teria sido um dos jurados que avaliaram um dos primeiros contos de Julio, A casa tomada. Não me lembro se é o próprio Cortázar quem conta essa história.

Nenhum comentário: