terça-feira, fevereiro 04, 2025

Aproximações

 


Como escrever sobre um autor que estava enamorado pela innexorável tristeza do mundo? Um escritor que quis contar tudo mas sobretudo denunciar as obscuras relações entre literatura e barbárie. Um latino americano vivendo em Cataluña, acumulou penúrias econômicas e fracassos editoriais. Vivendo em Blanes, um pequeno balneário da Costa Brava. Escreveu sobre as grandes guerras do século passado, sobre as ditaduras latinoamericanas, sobre sua geração e os jovens sonhadores que nasceram nos anos 50, sobre a amizade e a poesia, sobre os feminicídios na fronteira norte mexicana, mas sobretudo escreveu sobre as relações entre política e cultura, ou as obscuras relações entre literatura e barbárie.

Aproximações


 Gostaria de me aproximar  mais da prosa de Roberto Bolaño, de suas personagens e escrever sobre elas todos os dias. Também tenho de ter mais paciência com minhas leituras sobre o autor e sua fortuna crítica. Não é que os trabalhos não sejam bons mas às vezes eu os acho complexos demais e acabo deixando eles de lado. Devo ler e anotar essas leituras para ir construindo uma visão crítica e mais sólida sobre meu autor preferido.

Essa aproximação poderá ser feita de maneira heterodoxa. Quero tranformar meu objeto de reflexão em sujeito no meu texto. Será possível?